habilitação - significado y definición. Qué es habilitação
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es habilitação - definición


Habilitação         
f.
Acto ou effeito de habilitar.
Aptidão.
Conjunto de conhecimentos.
Acção judicial ou formalidades jurídicas, para adquirir um direito ou para demonstrar certa capacidade legal.
Pl.
Conjunto de provas ou documentos, para requerer ou provar alguma coisa.
habilitação         
sf (habilitar+ção)
1 Ato ou efeito de habilitar ou de habilitar-se.
2 Aptidão, capacidade, disposição.
3 Dir Modo pelo qual alguém prova em juízo a sua capacidade ou qualidade legal para determinado fim, ou o seu direito a certa coisa.
4 Ato ou sentença que julga alguém legítimo herdeiro.
5 Documento ou título que habilita alguém para alguma coisa
sf pl Documentos ou títulos necessários para se requerer ou provar alguma coisa.
Habilitação         
A habilitação ou título de agregado é o mais alto grau acadêmico que uma pessoa pode atingir em alguns países da Europa e Ásia. Obtida após um doutorado, a habilitação requer que o candidato escreva uma segunda tese, revisada e defendida perante uma comissão acadêmica em processo similar ao doutorado.

Wikipedia

Habilitação

A habilitação ou título de agregado é o mais alto grau acadêmico que uma pessoa pode atingir em alguns países da Europa e Ásia. Obtida após um doutorado, a habilitação requer que o candidato escreva uma segunda tese, revisada e defendida perante uma comissão acadêmica em processo similar ao doutorado. Embora na maioria dos países o doutorado seja suficiente para o posto de professor universitário, em alguns países somente a habilitação qualifica para se ser orientador de tese de doutorado. Tal posto é conhecido na Alemanha como Privatdozent (abreviado como PD ou Priv.-Doz.), depois da qual é possível ser admitido como professor.

O sistema de habilitação, datado do século XVIII, existe na França ("Habilitation à diriger des recherches"), Alemanha, Áustria, Suíça, Bulgária, Polônia, Portugal, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia e países da antiga União Soviética, como Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Uzbequistão, Ucrânia, etc.

Uma qualificação similar conhecida como livre-docência existe nas universidades públicas do estado brasileiro de São Paulo, porém não mais existe em outras partes do Brasil. A qualificação é exigida para se obter o título de professor-titular de departamento especialmente na Universidade de São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas.